Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre o consumo de oxigenio periferico e o desempenho cardiovascular durante o repouso e exercicio em pacientes com miopatia mitocondrial.

Processo: 07/56628-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Luiz Eduardo Nery
Beneficiário:Daniela Manzoli Bravo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Intolerância ao exercício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho Cardiovascular | Intolerancia Ao Exercicio | Miopatia Mitocondrial

Resumo

As miopatias mitocondriais (MM) são doenças que levam a alterações na fosforilação oxidativa, principalmente das células com alto potencial energético, privando estes tecidos de adenosina trifosfato (ATP). Assim, pacientes com MM apresentam metabolismo anaeróbio e fadiga precoce, levando à intolerância ao exercício. Nossa hipótese é de que estes pacientes apresentam resposta hipercinética do sistema cardiovascular desproporcional ao baixo consumo de oxigênio muscular periférico. Objetivos: Relacionar as respostas do consumo de oxigênio e do fluxo sangüíneo periférico com o desempenho cardiovascular em repouso e exercício em cicloergometro em pacientes com MM em comparação com indivíduos saudáveis. Métodos: Serão avaliados 15 pacientes com MM (subtipo de Oftalmoplegia Externa Progressiva) e 15 indivíduos no grupo controle, pareados por idade, sexo e grau de atividade física. Serão avaliados: espirometria simples, pletismografia, absormetria de raios-X de dupla energia (DEXA), avaliação da força muscular respiratória, teste de exercício cardiorrespiratório (TECR) em cicloergometro limitado por sintomas e TECR submáximo (70% da carga atingida no teste incrementai), com monitorização do desempenho cardiovascular pela técnica de cardiografia por impedância elétrica transtorácica (CIET) e oxigenação muscular periférica pela espectroscopia de raios quasi infravermelhos (NIRS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)