Busca avançada
Ano de início
Entree

A cena musical paulistana: canção popular e teatro musicado em São Paulo (1912-1934)

Processo: 07/59535-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:Virgínia de Almeida Bessa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A pesquisa pretende investigar as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo das primeiras décadas do século XX. Procura-se compreender os palcos não apenas como meio de divulgação das canções de sucesso, mas também como espaço de "invenção" de uma identidade paulistana - a qual, por sua vez, retroalimentará a produção cancioneira de São Paulo, em especial suas vertentes "caipira" (representada no teatro pelo ator Sebastião Arruda e, na música, por inúmeros artistas que despontam na época) e "ítalo-paulista" (consagrada nos palcos pelo ator Nino Nello e eternizada mais tarde, na música, por Adoniran Barbosa). A partir da trajetória desses dois artistas teatrais paulistas, no período que se estende de 1912 a 1934, serão abordados: 1) o circuito de produção, circulação e consumo dos diversos gêneros teatrais musicados na cidade de São Paulo, bem como sua relação com o mercado de partituras, o disco e o rádio; 2) a especificidade do teatro musicado paulista, que, apesar da influência e do intenso contato com companhias estrangeiras e cariocas, acabou por desenvolver características próprias; 3) a relação entre os personagens-tipo dos espetáculos teatrais musicados e a produção cancioneira da cidade de São Paulo, inserida na dinâmica da construção de uma identidade paulistana; 4) o discurso musical das peças, na medida em que ele reforça (ou não) os conteúdos expressos no libreto - muitos deles relativos à realidade específica da cidade de São Paulo - e contribui para a fixação de gêneros musicais identificados como "paulistas". (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BESSA, Virgínia de Almeida. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.