Busca avançada
Ano de início
Entree

Sincronização e controle em redes de osciladores com dinâmica caótica

Processo: 07/05581-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Elbert Einstein Nehrer Macau
Beneficiário:Rosângela Follmann Bageston
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento caótico nos sistemas

Resumo

Este projeto tem por objetivo estudar redes envolvendo um número grande de osciladores não idênticos em regime caótico, segundo a perspectiva da sincronização de fase. Dado certas classes bem definidas de osciladores, pretende-se caracterizar o efeito das diversas topologias de acoplamento sobre o desenvolvimento do fenômeno de comportamento coletivo caracterizado pelo aparecimento da sincronização de fase. Espera-se que para determinadas configurações e intervalos de variação dos parâmetros de intensidade de acoplamento, surjam regiões no espaço com características de homogeneidade em relação à sincronização de fase, mas que não estejam sincronizadas entre elas. Pretende-se introduzir índices que permitam quantificar o fenômeno, assim como desenvolver estratégias que possibilitem controlar o aparecimento e evolução dessas regiões. Uma vez desenvolvida, estas estratégias de controle serão usadas para permitir o aproveitamento das estruturas de rede para armazenamento e processamento de sinais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FOLLMANN, ROSANGELA; MACAU, ELBERT E. N.; ROSA, JR., EPAMINONDAS. Phase detection of chaos. Physical Review E, v. 83, n. 1, 2 JAN 21 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.