Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre células t reguladoras CD4+CD25+FOXP3+ e células dendríticas na regulação da resposta imune celular contra Plasmodium Falciparum

Processo: 07/56775-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Raquel Muller Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunorregulação   Plasmodium falciparum   Malária

Resumo

Desde a década de 1970, descreve-se que os linfócitos T provenientes de pacientes durante a fase aguda da infecção malárica apresentam baixa resposta proliferativa in vitro quando expostos a antígenos de plasmódios e antígenos não-relacionados, com recuperação parcial das respostas proliferativas após o tratamento da doença. Os mecanismos envolvidos na regulação das respostas celulares durante a infecção aguda permanecem pouco investigados. Com base em evidências recentes de que as células T reguladoras (Treg) CD4+CD25+ Foxp3+ afetam a maturação e a função das células dendríticas, reduzindo sua capacidade de apresentar antígenos e estimular células T naive, este projeto objetiva avaliar o possível papel das células Treg CD4+CD25+Foxp3+ isoladas de indivíduos com infecção aguda pelo P. falciparum no desenvolvimento, maturação e atividade funcional de células dendríticas. Baseia-se na análise de fenótipos celulares e de citocinas pró- e anti-inflamatórias liberadas in vitro em resposta a estímulo antigênico, em amostras pareadas de células mononucleares periféricas estimuladas por células dendríticas previamente expostas ou não a células Treg CD4+CD25+Foxp3+. Os pacientes a serem recrutados provêm de uma população bem delimitada e caracterizada, do ponto de vista epidemiológico, da Amazônia Ocidental brasileira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Raquel Muller. Análise fenotípica de células T reguladoras e células dendríticas na infecção humana por Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.