Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de mutantes nos genes EXO da síntese do exopolissacarídeos e do gene phbC da síntese de PHB em Rhizobium tropici SEMIA 4080

Processo: 07/57586-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Tereza Cristina Luque Castellane
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Nodulação   Feijoeiro   Mutantes

Resumo

O processo da nodulação radicular compreende várias etapas, que vêm sendo estudas há décadas, mas só recentemente foi descoberto que, uma infecção com sucesso requer uma complexa troca de moléculas de polissacarídeos, incluindo exopotissacarídeos (EPS), entre os endossimbiontes e ás raízes de plantas da família Fabaceae. Trabalhos anteriores (Proc. FAPESP 01/05720-4 e 05/53170-4) permitiram verificar diferenças nas composições dos EPS produzidos por 26 estirpes padrões de rizóbios, e analisar polissacarídeos requeridos para a nodulação do feijoeiro. As espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio são geralmente produtoras de EPS. Dentre essas, verificamos que as espécies pertencentes às famílias Rhizobiaceae e Phyllobacteriaceae sintetizam grandes quantidades de EPS. Estudos já descritos na literatura demonstraram que com o surgimento das técnicas de biologia molecular, e o avanço no sequenciamento de genomas permitiram uma nova abordagem na elucidação de funções gênicas, através de avaliações dos fenótipos pela obtenção de mutações a partir de um gene específico. Neste projeto pretende-se obter mutantes nos genes exo da estirpe selvagem Rhizobium tropici SEMIA 4080 envolvidas na síntese das subunidades repetitivas do EPS. Como a produção de EPS é inversamente proporcional à síntese de potihidroxibutirato (PHB), também serão obtidos mutantes no gene phbC desta bactéria, uma vez que esse gene é responsável pela terceira e última reação da via metabólica pela qual o PHB é sintetizado. Os mutantes com o gene pretendido eliminado serão construídos através do processo de recombinação homóloga, e subseqüentemente será realizada análise da alteração do seu fenótipo original. Posteriormente, propõe-se realizar análises comparativas da estirpe selvagem e muradas quanto à produção, composição, características físico-químicas e propriedades reológicas dos EPSs obtidos com vista a novas potenciais aplicações biotecnológicas. O desenvolvimento dos pêlos radiculares e o comportamento quanto à nodulação no feijoeiro por estes organismos também serão avaliados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUQUE CASTELLANE, TEREZA CRISTINA; FRANCO LEMOS, MANOEL VICTOR; DE MACEDO LEMOS, ELIANA GERTRUDES. Evaluation of the biotechnological potential of Rhizobium tropici strains for exopolysaccharide production. Carbohydrate Polymers, v. 111, p. 191-197, OCT 13 2014. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTELLANE, Tereza Cristina Luque. Obtenção e avaliação de mutantes exoZ- e phbAB- envolvidos no metabolismo de polímeros de carbono em Rhizobium tropici SEMIA 4080 com potencial biotecnológico. 2011. 101 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.