Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por estrelas muito pobres em metais baseada no enriquecimento em carbono

Processo: 07/04356-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Silvia Cristina Fernandes Rossi
Beneficiário:Vinicius Moris Placco
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estrelas

Resumo

Sabe-se que uma grande fração (~20%) de estrelas com metalicidades [Fe/H]<-2.0 exibem grandes sobre-abundâncias de carbono ([C/Fe]>1.0 - Rossi et al. 2005; Aoki et al. 2007). Essa fração aumenta para 30% em [Fe/H]<-3.0, 40% para [Fe/H]<-3.5 e 100% para [Fe/H]<-4.0. A grande maioria dessas estrelas foi identificada em surveys de prisma objetivo, como o survey HK de Beers e colegas (Beers et al. 1985; 1992) e o Hamburg/ESO Survey (HES - Christlieb 2003), através da análise da linha K do CaII em 3933A. Uma lista de estrelas do HES com fortes linhas de carbono foi reunida por Christlieb et al. (2001). Durante os últimos anos foram obtidos espectros para a maioria desses objetos e, a partir da inspeção dos dados, constatou-se que pelo menos 50% dos alvos se enquadram na definição de estrelas CEMP (Carbon Enhanced Metal-Poor - ver Beers & Christlieb 2005), enquanto o restante da amostra é, em sua maioria, composto por estrelas que apresentam abundância solar de carbono ([C/Fe]~0.0). Entretanto, a lista de Christlieb et al. (2001) foi concebida baseada na soma das larguras equivalentes das linhas moleculares de carbono, tais como CN, C2 e CH. A escolha de tais moléculas naturalmente dá ênfase maior às estrelas mais frias da amostra. Estrelas CEMP com temperaturas efetivas maiores do que ~5500K geralmente exibem uma característica muito marcante em uma única região do espectro referente ao carbono: a banda G do CH em 4300A. Assim sendo, estas podem ter sido excluídas da primeira análise.A proposta é utilizar o conjunto recém compilado de informações de índices de linha e cores de ~1.5 milhões de espectros digitalizados do HES para reunir uma lista de estrelas que apresentam bandas G do CH excepcionalmente fortes, e obter follow-up de espectros em média resolução com o telescópio SOAR de 4.1m de uma sub-amostra dessas candidatas, com a finalidade de demonstrar a eficiência da procura de estrelas de baixa metalicidade com base na expectativa de que muitas serão fortemente enriquecidas em carbono.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PLACCO, VINICIUS M.; KENNEDY, CATHERINE R.; BEERS, TIMOTHY C.; CHRISTLIEB, NORBERT; ROSSI, SILVIA; SIVARANI, THIRUPATHI; LEE, YOUNG SUN; REIMERS, DIETER; WISOTZKI, LUTZ. SEARCHES FOR METAL-POOR STARS FROM THE HAMBURG/ESO SURVEY USING THE CH G BAND. ASTRONOMICAL JOURNAL, v. 142, n. 6 DEC 2011. Citações Web of Science: 27.
PLACCO, VINICIUS M.; KENNEDY, CATHERINE R.; ROSSI, SILVIA; BEERS, TIMOTHY C.; LEE, YOUNG SUN; CHRISTLIEB, NORBERT; SIVARANI, THIRUPATHI; REIMERS, DIETER; WISOTZKI, LUTZ. A SEARCH FOR UNRECOGNIZED CARBON-ENHANCED METAL-POOR STARS IN THE GALAXY. ASTRONOMICAL JOURNAL, v. 139, n. 3, p. 1051-1065, MAR 2010. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.