Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de metodos de transporte e periodos de descanso pre abate sobre parametros de qualidade de carne e carcaca de ovinos.

Processo: 07/57835-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Evaldo Antonio Lencioni Titto
Beneficiário:Thays Mayra da Cunha Leme
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da carne   Bem-estar do animal   Manejo animal   Ovinos

Resumo

Serão investigadas as influências de duas diferentes formas de transporte, com e sem acesso visual ao ambiente externo, e de dois períodos de descanso pré-abate, uma e três horas, conferidos a ovinos terminados em confinamento, sobre os parâmetros de qualidade de carne e carcaça. Serão utilizados 90 animais, confinados após o desmame, para abate em frigorífico comercial, com suas pesagens acompanhadas, avaliando-se o desempenho, através do ganho de peso, e o temperamento, através da velocidade de fuga e da reatividade ao manejo em brete, além de serem coletadas amostras de sangue para análise dos níveis séricos de cortisol e o registro de variáveis climáticas. Durante o transporte será registrado o comportamento dos animais ao embarque e desembarque. No frigorífico será registrado o comportamento dos animas, do desembarque até a insensibilização, coletadas amostras de sangue após degola, classificadas as carcaças quanto à presença/ausência de contusões, medidas as temperaturas e pH das carcaças às 0 e 24h, além de serem retiradas amostras do músculo Longissimus dorsi para análise da qualidade de carne, onde serão analisadas maciez, capacidade de retenção de água, coloração, e peso dos cortes comerciais. Para a análise dos dados será utilizado o procedimento GLM do programa estatístico SAS. Espera-se encontrar diferenças significativas entre os diferentes manejos quanto aos aspectos de qualidade de carne e carcaça. (AU)