Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da atividade do tecido adiposo de Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) parasitada por Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)

Processo: 07/57845-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Fernando Luis Cônsoli
Beneficiário:Gabriela Salvador
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/00355-7 - Interações hospedeiro-parasitóide no desenvolvimento de técnicas para o controle biológico de pragas, AP.JP
Assunto(s):Controle biológico   Cotesia flavipes   Diatraea saccharalis

Resumo

Parasitóides desenvolveram uma série de mecanismos para manipular os processos fisiológicos e metabólicos de seus hospedeiros, promovendo alterações no sistema imunológico, no sistema endócrino e na capacidade de síntese de tecidos do hospedeiro. O tecido adiposo é o principal órgão de síntese de proteínas do inseto, incluindo proteínas envolvidas na reprodução, no controle hormonal e na resposta imune. Este tecido é também o centro de origem de metabólitos, sendo responsável pela manutenção da homeostase dos insetos. Assim, a regulação da atividade do tecido adiposo é fundamental para o sucesso do parasitismo. Cotesia flavipes é um parasitóide utilizado para o controle biológico aplicado de Diatraea saccharalis, e a crescente expansão da cultura canavieira leva ao surgimento de novas fronteiras agrícolas, exigindo o desenvolvimento de novos métodos alternativos de controle de pragas, permitindo, assim, a manutenção do equilíbrio ecológico do agroecossistema e a diminuição de efeitos nocivos a organismos não-alvo. A regulação de diversos mecanismos fisiológicos realizada por parasitóides e a importância do tecido adiposo no metabolismo, crescimento e desenvolvimento do hospedeiro, tornam esse tecido um alvo importante para o aprimoramento e desenvolvimento de novas estratégias de controle de insetos. Assim, este projeto tem por objetivo identificar vias metabólicas do tecido adiposo reguladas pelo parasitóide, através de estudos da expressão gênica diferencial desse tecido em lagartas de D. saccaharalis parasitadas por C. flavipes, para que o potencial de utilização das mesmas para o desenvolvimento de novas técnicas de controle de D. saccharalis possa ser explorado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Gabriela. Regulação da atividade do tecido adiposo de Diatraea saccharalis (Fabricius) (Lepidoptera: Crambidae) parasitada por Cotesia flavipes (Cameron) (Hymenoptera: Braconidae). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.