Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade genetica de cepas de aspergillus flavus isoladas de amendoim.

Processo: 07/56786-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Gabriela Martins Reis
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Aflatoxinas   Análise do polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados   Aspergillus flavus

Resumo

A deterioração dos grãos por fungos toxigênicos constitui um assunto de grande importância, destacando a constante influência de fatores intrínsecos (atividade de água) e extrínsecos (temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluvial Os trabalhos publicados ainda são incipientes e deixam a desejar quando se trata de analisar a problemática sob o ponto de vista técnico, isto é, envolvendo o acompanhamento do produto durante o armazenamento; avaliando periodicamente a freqüência da contaminação fúngica e a busca de seus metabolitos tóxicos. Sendo o amendoim uma cultura de grande significado econômico, é importante a identificação e caracterização dos fungos aos quais o amendoim está exposto durante a colheita e o armazenamento. Como o Aspergillus flavus é um dos seus principais contaminantes, e este capaz de produzir micotoxinas (principalmente aflatoxinas), é imprescindível o conhecimento do potencial toxigênico de tais isolados. Além disso, o estudo do perfil genotípico baseado na técnica AFLP pode revelar diferenças entre os diversos isolados de A. flavus produtores e não produtores de aflatoxinas. Assim, o presente projeto tem como objetivo: 1 - Determinar o potencial toxigênico de cepas de Aspergillus flavus isoladas de amendoim imediatamente após a colheita quanto à produção de aflatoxinas. 2 - Identificar uma possível variabilidade no perfil genotípico baseado na técnica de AFLP 3- Elaborar um dendograma filigenético dentre os isolados de A. flavus a partir dos dados obtidos com AFLP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Gabriela Martins. Variabilidade genética de cepas de Aspergillus flavus isoladas de amendoim. 2009. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.