Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para aplicacao da l-[13c1]metionina como tracador em tecidos de frangos de corte.

Processo: 07/57776-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Antonio Celso Pezzato
Beneficiário:Ana Cristina Stradiotti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Frangos de corte

Resumo

Entre os aminoácidos indispensáveis, a metionina tem atraído considerável interesse na última década por sua essencialidade e por ser o primeiro aminoácido limitante para as aves, pois funciona como uma chave precursora para a síntese de homocisteína e cisteína, sendo transmetilada intracelularmente para homocisteína via S-adenosilmetionina (SAM), um importante doador de grupos metil para a maioria das reações biológicas de metilação. Visto que as aves não são capazes de sintetizá-los, estes grupos devem ser suplementados via metionina na dieta para a formação dos demais aminoácidos sulfurados. Devido a sua grande importância, utilizando-se a técnica de isótopos estáveis com o uso do carbono do grupo metil marcado como traçador, este estudo tem como objetivo estabelecer metodologia e dosagem com material enriquecido e mapear o destino deste grupo metil da metionina no tecido muscular (Pectoralis major), fígado, gordura e sangue de frangos de corte com 45 dias de idade. Um lote de 480 pintainhos de corte, machos, será criado até 42 dias de idade, após este período 234 aves, serão alojadas em 78 gaiolas de arame galvanizado. As aves passarão por 3 dias de adaptação até o início do experimento com 45 dias. Serão coletadas aleatoriamente, 3 aves por tratamento, em cada momento de amostragem, das quais serão obtidos tecidos para as análises isotópicas, em espectrômetro de massa DELTA-S acoplado ao Analisador Elementar. Os resultados serão analisados e interpretados pelo procedimento GLM (General Linear Model) do Sistema de Análises Estatística, SAS, 1999. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STRADIOTTI, A. C.; BENDASSOLLI, J. A.; DUCATTI, C.; SARTORI, J. R.; PELICIA, V. C.; ARAUJO, P. C.; MARUNO, M. K.; PEZZATO, A. C. Incorporation of Labeled Methionine as a Tissue Tracer in Broiler Chickens. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 18, n. 4, p. 719-724, DEC 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STRADIOTTI, Ana Cristina. Metodologia para aplicação da L-['INTPOT.13C1']metionina como traçador em tecidos de frangos de corte. 2010. 52 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.