Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos de metais de transicao neuroativos: investigacoes fotoquimicas, fotofisicas, fisico-quimicas e citotoxicidade para drogas neuroativas em fase iii.

Processo: 08/52859-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Rose Maria Carlos
Beneficiário:Mariana Romano Camilo Casale
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema nervoso central   Sondas moleculares

Resumo

Neste projeto pretendemos desenvolver um novo sistema de entrega de drogas usando compostos de metais de transição como molécula carregadora e como agente diagnóstico. O sistema a ser desenvolvido será projetado para alcançar órgãos específicos, coletando informações fisiológicas de interesse, de maneira não invasiva, e liberando a droga após excitação com luz visível. As drogas escolhidas são aminopiridinas (Apy) as quais desempenham funções importantes no sistema nervoso central, atuando em várias doenças neuro-degenerativas. Para isso, estamos preparando uma série de complexos luminescentes do tipo cis-[Ru(a-diimina)2(Apy)2]2+ e avaliando suas propriedades fotoquímicas e fotofísicas. Estes complexos são convenientes para estes estudos devido à simplicidade de síntese, estabilidade térmica, solubilidade, reatividade fotoquímica e luminescência sensível a alterações do meio (eletrólito, pH, liberação da Apy). Cálculos teóricos, em nível de teoria DFT (Density Functional Theory), serão realizados para investigar as propriedades químicas e físico-químicas desses complexos. Sabendo-se que as propriedades farmacológicas estão diretamente relacionadas com a estrutura química das drogas, pretende-se, ainda, investigar as propriedades eletrônicas, moleculares e hidrofílicas bem como a toxicidade aguda dos complexos propostos, da Apy livre e do princípio ativo de algumas drogas comerciais nas condições fisiológicas (tacrina, galantamina). Espera-se assim, que esta pesquisa abra novas possibilidades para o controle ótico da atividade de grupos selecionados de neurobioquímicos para estudos neurológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILO, MARIANA R.; CARDOSO, CAROLINA R.; CARLOS, ROSE M.; LEVER, A. B. P. Photosolvolysis of cis-[Ru(alpha-diimine)(2)(4-aminopyridine)(2)](2+) Complexes: Photophysical, Spectroscopic, and Density Functional Theory Analysis. Inorganic Chemistry, v. 53, n. 7, p. 3694-3708, APR 7 2014. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.