Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi objetivo

Processo: 07/57664-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Roberto Kawakami Harrop Galvão
Beneficiário:Elias Jorge Roque Pinheiro
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58850-6 - Diagnóstico, prognóstico e acomodação de falhas em sistemas dinâmicos, AP.TEM
Assunto(s):Controle preditivo   Respiração artificial

Resumo

Aparelhos de ventilação mecânica são fundamentais para. a realização e recuperação de cirurgias, bem como para assistência de pacientes com dificuldades respiratórias em geral. Usualmente, a operação de tais aparelhos é ajustada aos pacientes mediante cálculos simples de mecânica ventilatória, seguida de sintonização de parâmetros por especialistas. Contudo, esforços de pesquisa têm sido envidados para desenvolver métodos de controle automático que mantenham a ventilação dentro de parâmetros normais sem a necessidade de constante intervenção humana. Neste projeto serão desenvolvidas leis de controle de modo a atingir e manter o grau requerido de ventilação no paciente, respeitando restrições fisiológicas e de operação do equipamento. Para isso, será adotada uma abordagem de controle preditivo, buscando uma ação combinada de pressão, fluxo, volume e frações dos gases inspirados. Adicionalmente, requisitos de estabilidade, desempenho, robustez a variações de parâmetros do paciente e tolerância o falhas serão tratados com o uso de técnicas de otimização multi-objetivo. O controlador projetado será validado mediante simulação, empregando-se para isso um modelo da dinâmica respiratória. Os resultados serão comparados com os descritos na literatura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Elias Jorge Roque. Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo. 2009. 128 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.