Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de plantas em solução nutritiva com potencial para fitoextração de cádmio, cobre e zinco

Processo: 07/57899-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cleide Aparecida de Abreu
Beneficiário:Ariana Carramaschi Francato Zancheta
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metais pesados   Fitotoxicidade   Fitorremediação

Resumo

A poluição do solo com metais pesados é um problema crescente e responsável por sérios impactos ao ambiente. A origem das áreas contaminadas está relacionada ao desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas. A existência de uma área contaminada pode gerar problemas como danos à saúde humana, comprometimento da qualidade dos recursos hídricos e restrições ao uso do solo. A mais recente divulgação sobre o número de áreas contaminadas no Estado de São Paulo relatou um total de 1.822 áreas, sendo 13% (238 áreas) por metais pesados. Dentre as inúmeras tecnologias para remediação de solos contaminados, destaca-se a fitorremediação como opção para promover a destoxificação do local ou a remoção de elementos contaminantes do solo, preservando sua estrutura e sendo bastante viável economicamente. Entretanto, a primeira etapa para implantação desta estratégia é a identificação de plantas com potencial para serem alocadas em áreas que necessitam a remediação. Portanto, este projeto tem o objetivo de identificar plantas com potencial para fitoextração de cádmio, cobre e zinco. Para tal, algumas espécies de plantas serão crescidas em solução nutritiva, com concentrações crescentes de cada um dos metais. As plantas serão classificadas para o uso em programas de fitorremediação, função da quantidade extraída de cada um dos metais pela parte aérea. Além disso, serão quantificados os efeitos de cada um dos elementos sobre o desenvolvimento e nutrição destas plantas, bem como a taxa de assimilação de CO2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCATO ZANCHETA, ARIANA CARRAMASCHI; DE ABREU, CLEIDE APARECIDA; BACHIEGA ZAMBROSI, FERNANDO CESAR; ERISMANN, NORMA DE MAGALHAES; MAGALHAES ANDRADE LAGO, ANA MARIA. Cadmium Accumulation by Jack-Bean and Sorghum in Hydroponic Culture. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHYTOREMEDIATION, v. 17, n. 3, p. 298-303, 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.