Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise fosfo e glico proteômica diferencial em adenocarcinoma gástrico e sua eventual correlação com parâmetros clínico-patológicos de prognóstico

Processo: 07/02470-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marilia de Arruda Cardoso Smith
Beneficiário:Mariana Ferreira Leal
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias gástricas   Proteômica

Resumo

O câncer gástrico é o quarto tipo de câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer no mundo. Atualmente, o Brasil situa-se em quarto lugar quanto à maior prevalência na América Latina e o Estado do Pará apresenta elevada incidência dessa neoplasia. O conhecimento da carcinogênese gástrica ainda é fragmentado. A modificação desse panorama pode depender da identificação de alterações protéicas envolvidas no desenvolvimento tumoral, o que permitiria determinar de modo mais preciso o prognóstico, o diagnóstico e o estabelecimento de uma conduta terapêutica. Pouco se conhece sobre o perfil de expressão protéica e os perfis de glicosilação e fosforilação de proteínas em amostras de câncer gástrico primário. No presente estudo, os perfis de expressão protéica, de glicosilação e de fosforilação serão estabelecidos em 24 amostras de câncer gástrico e 24 de tecido gástrico normal. Para estabelecer o perfil de expressão protéica, as amostras serão separadas por eletroforese em gel bidimensional, e as proteínas sub ou superexpressas serão identificadas por espectrometria de massa. Os perfis de glicosilação e fosforilação serão estabelecidos utilizando-se Pro-Q® Emerald 300 glycoprotein stain e Pro-Q® Diamond Phosphoprotein Gel Stain respectivamente. As proteínas com diferença no padrão de glicosilação e no padrão de fosforilação serão identificadas por espectometria de massa. Esses perfis serão comparados considerando-se a presença ou a ausência de neoplasia, a presença ou a ausência de Helicobacter pylori, o estádio clínico, o tipo de adenocarcinoma gástrico e seu grau de diferenciação, bem como a presença ou a ausência de metástase em linfonodos. Proteínas encontradas com superexpressão nas amostras neoplásicas serão também avaliadas por Western Blotting em 50 amostras de soro de pacientes com neoplasia gástrica e de 50 de voluntários, visando estabelecer a eventual presença de marcadores diagnósticos circulantes e, portanto, menos invasivos. Todas as amostras serão obtidas no Hospital Universitário João de Barros Barreto do Estado do Pará. O projeto irá gerar novas e incrementais informações biológicas que possibilitarão melhor compreensão etio e fisiopatológica dessa neoplasia, com potencial uso terapeutico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO MOREIRA, CARLOS ONETE; FERREIRA BORGES DA COSTA, JOANA DE FATIMA; LEAL, MARIANA FERREIRA; DE ANDRADE, EDILSON FERREIRA; REZENDE, ALEXANDRE PINGARILHO; IMBELONI, ALINE AMARAL; PEREIRA CARNEIRO MUNIZ, JOSE AUGUSTO; CARDOSO SMITH, MARILIA DE ARRUDA; BURBANO, ROMMEL RODRIGUEZ; DE ASSUMPCAO, PAULO PIMENTEL. Lymphocyte proliferation stimulated by activated Cebus apella macrophages treated with a complex homeopathic immune response modifiers. Homeopathy, v. 101, n. 1, p. 74-79, JAN 2012. Citações Web of Science: 8.
FERREIRA BORGES DA COSTA, JOANA DE FATIMA; LEAL, MARIANA FERREIRA; RAIOL SILVA, TANIELLY CRISTINA; ANDRADE JUNIOR, EDILSON FERREIRA; REZENDE, ALEXANDRE PINGARILHO; PEREIRA CARNEIRO MUNIZ, JOSE AUGUSTO; CUNHA LACRETA JUNIOR, ANTONIO CARLOS; ASSUMPCAO, PAULO PIMENTEL; CALCAGNO, DANIELLE QUEIROZ; DEMACHKI, SAMIA; BAREM RABENHORST, SILVIA HELENA; CARDOSO SMITH, MARILIA DE ARRUDA; BURBANO, ROMMEL RODRIGUEZ. Experimental gastric carcinogenesis in Cebus apella nonhuman primates. PLoS One, v. 6, n. 7, p. e21988, 2011. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.