Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura genético-populacional do tubarão-martelo Sphyrna lewini (Elasmobranchii: Sphyrnidae), utilizando marcadores moleculares de microssatélites e do DNA mitocondrial

Processo: 07/03067-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Danillo Pinhal
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Conservação genética   Repetições de microssatélites   Características da população

Resumo

O conhecimento da estrutura e variabilidade genética das populações naturais é importante uma vez que fornece subsídios ao manejo das espécies quer seja visando sua exploração adequada ou conservação. Com relação aos tubarões são escassos os dados disponíveis para a maioria das espécies. Isso implica em baixo conhecimento sobre parâmetros biológicos importantes como as taxas de migração, os movimentos de dispersão e os padrões de fluxo gênico. O tubarão-martelo Sphyrna lewini é uma espécie cosmopolita que nas últimas décadas vem sofrendo acentuado declínio de suas populações em decorrência da exploração excessiva infligida pela pesca. No Brasil esta exploração ocorre ao longo de toda a costa sendo mais intensa em áreas de berçário costeiras. A falta de dados em relação à dinâmica populacional e outros relativos à variabilidade genética dos estoques reprodutivos de S. lewini tem prejudicado a elaboração de estratégias para o manejo e conservação desta espécie. Baseado neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem como objetivo avaliar a estrutura populacional de S. lewini na costa do Brasil através da utilização de microssatélites e fornecer subsídios para a criação de áreas prioritárias destinadas à preservação do pool genético desta espécie.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHAL, DANILLO; SHIVJI, MAHMOOD S.; NACHTIGALL, PEDRO G.; CHAPMAN, DEMIAN D.; MARTINS, CESAR. A Streamlined DNA Tool for Global Identification of Heavily Exploited Coastal Shark Species (Genus Rhizoprionodon). PLoS One, v. 7, n. 4 APR 9 2012. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHAL, Danillo. Aplicação da genética molecular no manejo e conservação de tubarões. 2010. 129 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.