Busca avançada
Ano de início
Entree

Conectividade insular: Ilha de Cananéia, SP

Processo: 07/56907-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Sueli Angelo Furlan
Beneficiário:Jonathan Américo Nascimento Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Manguezais   Biogeografia   Conectividade (ecologia)   Conservação dos recursos naturais   Cananéia (SP)

Resumo

O modelo de conservação utilizado hoje em dia nas principais políticas que tratam o meio ambiente, baseia-se em áreas e fragmentos, na maior parte das vezes remanescentes pouco modificados que simbolizam toda uma região passada. Resguardados devida à sua importância perante a biodiversidade, comunidades, recursos, etc., tais fragmentos mantiveram-se4otalmente ou parcialmente isolados, o que contribuiu para um decréscimo de suas importâncias antes ressaltadas. A região Estuarino-Lagunar da Ilha de Cananéia, no extremo litoral sul do estado de São Paulo, possui características importantes à preservação e que pode contribuir ao conceito de um novo modelo de conservação: a conectividade entre os fragmentos. A sudeste da borda sul do continuum de Paranapiacaba, mesmo com seu isolamento inerente à uma ilha, realiza importante conectividade de matéria e energia entre o continente, o estuário e o mar. Um estudo que procura, à partir das bases da ecologia da paisagem, diagnosticar toda a estrutura da paisagem; investigar as relações dos elementos dentro e entre ecossistemas (unidades espaciais); e mudanças significativas que ocorreram ao longo do tempo que possam ter alterado ou influenciado a área em alguma forma. Os resultados destas pesquisas irão dar o suporte necessário para poder estabelecer as rotas mais importantes e favoráveis à conectividade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Jonathan Américo Nascimento. Conectividade insular: um estudo da presença de Spartina alterniflora nas Ilhas de Cananéia e Comprida. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.