Busca avançada
Ano de início
Entree

Tafonomia das rochas carbonáticas conchíferas das formações Teresina e Rio do Rasto (Permiano, Bacia do Paraná)

Processo: 07/57892-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 09 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Rosemarie Rohn Davies
Beneficiário:Jacqueline Peixoto Neves
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Tafonomia   Bivalvia

Resumo

A Bacia de Sergipe-Alagoas é uma das muitas bacias sedimentares formadas durante a abertura do oceano Atlântico Sul no final do Jurássico e no Cretáceo. Invertebrados lacustres do Membro Morro do Chaves (Formação Coqueiro Seco, Cretáceo Inferior), principalmente moluscos bivalves e alguns gastrópodos, serão objetos de estudo, visando interpretar a gênese das respectivas rochas conchíferas e de outras rochas associadas. Estão previstos trabalhos de campo na pedreira da fábrica de cimento Atol (09º45'5,1" S e 36º09'33,8" W), na região de São Miguel dos Campos, Alagoas e no afloramento de morro do Chaves, na região de Própria, Sergipe. Serão levantados perfis colunares detalhados e seções geológicas nas duas exposições, prevendo-se rica amostragem das rochas conchíferas para análises em laboratório. De uma maneira geral, o presente estudo estará fundamentado no protocolo tafonômico proposto por Simões&Ghilardi (2000). Através da técnica "transferring transparent plastic sheef" deverão ser realizadas as análises tafonômicas em cortes das amostras. Análises de lâminas petrográficas permitirão detalhar as observações. O conjunto de dados deverá substanciar interpretações tafonômicas, paleoecológicas, deposicionais, ambientais e discussões relacionadas à estratigrafia de seqüências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Jacqueline Peixoto. Tafonomia das rochas carbonáticas conchíferas das formações Teresina e Rio do Rasto (Permiano, Bacia do Paraná). 2009. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.