Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estrutura e energetica dos disturbios de escala sinotica na costa leste da america do sul.

Processo: 07/56758-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Rosmeri Porfírio da Rocha
Beneficiário:João Rafael Dias Pinto
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclogênese

Resumo

A atmosfera é um complexo sistema termodinâmico no qual a geração, conversão e dissipação de energia desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção dos diversos sistemas de movimento de escala sinótica e na circulação geral. Os distúrbios que se desenvolvem no escoamento zonal instável são importantes mecanismos de conversão e de transporte de energia na atmosfera, com isso a análise da energética pode representar uma ferramenta efetiva para compreender a dinâmica responsável pelo crescimento e decaimento desses sistemas. A costa leste da América do Sul apresenta três regiões preferenciais para o desenvolvimento desses ciclones, entretanto pouco se conhece a respeito do seu ciclo de energia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é estudar a estrutura e a dinâmica de ciclones extratropicais que se formam nestas três regiões ciclogenéticas. Essas análises serão feitas do ponto de vista energético procurando compreender os processos de geração, conversão e dissipação de energia durante todo o ciclo de vida desses distúrbios. Além disso, serão analisadas as condições sinóticas associadas desde o período prévio à formação até o decaimento dos sistemas para um melhor entendimento dos fatores que propiciaram a formação dos mesmos. Com isso espera-se encontrar possíveis diferenças sobre a dinâmica de formação entre esses sistemas e compreender de uma forma mais abrangente o papel das instabilidades baroclínica e barotrópica na costa leste da América do Sul no desenvolvimento desses distúrbios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS PINTO, JOAO RAFAEL; REBOITA, MICHELLE SIMOES; DA ROCHA, ROSMERI PORFIRIO. Synoptic and dynamical analysis of subtropical cyclone Anita (2010) and its potential for tropical transition over the South Atlantic Ocean. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-ATMOSPHERES, v. 118, n. 19, p. 10870-10883, OCT 16 2013. Citações Web of Science: 7.
DIAS PINTO, JOAO RAFAEL; DA ROCHA, ROSMERI PORFRIO. The energy cycle and structural evolution of cyclones over southeastern South America in three case studies. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, v. 116, JUL 26 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.