Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participação de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) e sintomas otológicos em pacientes portadores de zumbido subjetivo

Processo: 07/01904-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Priscila Brenner Hilgenberg Sydney
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular   Zumbido

Resumo

Pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM) frequentemente apresentam queixa de sintomas otológicos, tais como zumbido, tontura, vertigem, plenitude auricular, perda auditiva e otalgia. Sabe-se que nestes pacientes, a causa real do problema não é otológica e sim uma associação de fatores que acontece de maneira desconhecida. No entanto, na prática clínica, os sintomas auditivos se confundem com os da DTM, como dor referida, podendo acarretar em um sobre-tratamento desse paciente, ou pior, um não tratamento por falta de diagnóstico diferencial. A prevalência de sintomas otológicos em pacientes com DTM é alta e a sua presença pode influenciar negativamente na qualidade de vida do indivíduo, alterando seu equilíbrio emocional. O zumbido é frequentemente incluído nas queixas principais do paciente com DTM e sua remissão pode ocorrer após terapia para a disfunção temporomandibular. Através da avaliação de 200 pacientes, divididos em 2 grupos, com e sem zumbido, pretende-se verificar a prevalência de sinais e sintomas de DTM em pacientes com zumbido idiopático e a associação com alterações otológicas, bem como verificar quanto o zumbido afeta a qualidade de vida dos seus portadores. Ainda, pretende-se avaliar a prevalência de perda auditiva em portadores de zumbido idiopático com e sem DTM, através da realziação de Audiometria tonal limiar.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HILGENBERG, P. B.; SALDANHA, A. D. D.; CUNHA, C. O.; RUBO, J. H.; CONTI, P. C. R. Temporomandibular disorders, otologic symptoms and depression levels in tinnitus patients. Journal of Oral Rehabilitation, v. 39, n. 4, p. 239-244, APR 2012. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.