Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunolocalizacao e quantificacao dos fatores de crescimento igf-i e egf em ovarios caninos(canis familiaris) e seus efeitos sobre a maturacao in vitro de oocitos: avaliacao nuclear.

Processo: 08/51896-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Gilson Hélio Toniollo
Beneficiário:Diogo Jose Cardilli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Oócitos   Maturação   Cadelas   Fatores de crescimento

Resumo

O conhecimento da regulação do crescimento folicular e da maturação oocitária é de grande importância no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas biotecnologias como a fertilização in vitro e transferência de núcleo. Considerando-se a necessidade de elucidação dos mecanismos básicos envolvidos na maturação oocitária da espécie canina, o presente projeto de pesquisa será desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito dos fatores de crescimento IGF-I EGF em concentrações previamente estabelecidas sobre a maturação nuclear de oócitos caninos avaliados por meio de fluorescência. Serão utilizadas cadelas submetidas à ovariohisterectomias, eletivas e terapêuticas, como doadoras dos oócitos (n=300) que serão alocados em três grupos: IGF-I e EGF adicionados ao meio TCM 199 e Controle (apenas TCM 199). Oócitos no momento zero (dia da colheita) de cada animal e após 96 horas de maturação de acordo com o grupo, serão avaliados quanto à maturação nuclear, por meio de coloração com bisbenzimida (Hoeschst 33342) e DAPI. A técnica de imunoistoquímica ajudará a elucidar o comportamento dos fatores de crescimento nos ovários. Desta forma a pesquisa poderá gerar conhecimentos que contribuirão para a solução de aspectos pertinentes aos complexos mecanismos da fisiologia da maturação e fecundação dos oócitos, bem como poderá subsidiar pesquisas nas áreas de biotecnologia da reprodução em canídeos domésticos e silvestres. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDILLI, Diogo Jose. Imunolocalização do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I) e do fator de crescimento epidermal (EGF) em ovários caninos e seus efeitos sobre a maturação in vitro de oócitos : avaliação nuclear. 2012. 88 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.