Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de sensibilidade ao derrame de oleo dos ambientes costeiros dos municipios de santos, sao vicente e guaruja - sp.

Processo: 07/58068-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Paulina Setti Riedel
Beneficiário:Rafael Riani Costa Perinotto
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil

Resumo

Derramamentos de óleo têm trazido recorrentes e graves prejuízos aos ecossistemas costeiros em várias regiões do mundo. O óleo derramado, quando atinge a zona litorânea, provoca sérios danos à vida selvagem, aos ambientes naturais e às atividades socioeconômicas. Os planos de contingência estabelecem as diretrizes de ações de resposta aos derramamentos de óleo, e sua elaboração em nível nacional é uma das metas do país. O mapeamento de sensibilidade ambiental é um componente essencial e fonte de informação primária para o planejamento de contingência. Estes mapas incluem informações sobre os recursos biológicos; os recursos de uso humano de valor comercial, recreacional ou de subsistência; e a sensibilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos (medidos através de um índice de sensibilidade do litoral). A região da Baixada Santista foi sugerida como prioritária para o mapeamento em escala operacional devido à sua sensibilidade e ao alto risco de ocorrência de eventos com derrame de petróleo. O objetivo deste trabalho é definir as áreas prioritárias de proteção e áreas de sacrifício de acordo com as peculiaridades da região através do mapeamento de sensibilidade ambiental a derramamentos de óleo da Ilha de São Vicente e áreas do entorno, baseando-se na proposta elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, com a utilização de um Sistema de Informação Geográfica, em nível detalhado (escala operacional), respeitando a sazonalidade e os limites naturais das feições geográficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)