Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da interação entre os polimorfismos da eNOS e a biodisponibilidade sistêmica do óxido nítrico em indivíduos expostos ao mercúrio

Processo: 07/00054-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Júnior
Beneficiário:Katia Cristina de Marco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicogenética   Polimorfismo genético   Óxido nítrico   Mercúrio (elemento químico)

Resumo

Nas últimas décadas a exposição ao mercúrio tem sido reconhecida como um sério problema de saúde pública. No Brasil, a exposição ocupacional ocorrida nos garimpos de ouro, onde vapores de mercúrio eram inalados pelos mineradores era considerada a principal fonte de exposição a este metal. No entanto, desde o final dos anos 80 a atenção tem se voltado também para a exposição ambiental, uma vez que se confirmou a presença de metil-mercúrio (MeHg) nos rios da região amazônica e nos peixes usados como fonte de alimentação para população que habita essas áreas. Um dos efeitos tóxicos do MeHg ocorre no sistema cardiovascular. Entretanto, os mecanismos que expliquem tais efeitos ainda não foram completamente elucidados. Alguns estudos apontam uma diminuição significativa na disponibilidade do óxido nítrico (NO), após exposição ao organometal, como uma das vias ao efeito no sistema cardiovascular. Além disso, a síntese do NO que é realizada pela óxido nítrico sintase endotelial (eNOS) pode ter sua atividade alterada por vários fatores, dentre eles, polimorfismos nos genes que codificam essa proteína.Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo avaliar os efeitos de polimorfismos da eNOS sobre a síntese do NO em indivíduos expostos ao metilmercúrio (n=450). Em uma segunda etapa, será avaliada a associação de haplótipos da eNOS, níveis de metilmercúrio em amostras de sangue e a biodisponbilidade sistêmica de NO.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZZARON BARCELOS, GUSTAVO RAFAEL; DE MARCO, KATIA CRISTINA; DE REZENDE, VANIA BRAGHINI; LEITE BRAGA, GILBERTO UBIDA; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; TANUS-SANTOS, JOSE EDUARDO; BARBOSA, JR., FERNANDO. Genetic Effects of eNOS Polymorphisms on Biomarkers Related to Cardiovascular Status in a Population Coexposed to Methylmercury and Lead. Archives of Environmental Contamination and Toxicology, v. 69, n. 2, p. 173-180, AUG 2015. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCO, Katia Cristina de. Avaliação da interação entre os polimorfismos da Óxido Nítrico Sintase Endotelial (eNOS) e a biodisponibilidade sistêmica do óxido nítrico em indivíduos expostos a mercúrio. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.