Busca avançada
Ano de início
Entree

Minas do cuiaba, ilha dos sertoes: consideracoes sobre o papel da metropole na expansao dos dominios portugueses na america (1721 - 1728).

Processo: 08/52102-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Claudinei Magno Magre Mendes
Beneficiário:Luis Henrique Menezes Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Sesmarias   Território   América Portuguesa   Colonização

Resumo

O assunto abordado neste trabalho historiográfico será a relação entre a concessão de sesmarias na capitania de São Paulo, durante a terceira década do século XVIII, e a expansão territorial pela qual passou a América portuguesa naquele período de sua história. Desta forma, nosso eixo central será a análise de cartas de doação de sesmarias na capitania de São Paulo, durante o governo do Capitão General Rodrigo Cezar de Menezes (1721 - 1728), enquanto o panorama geral, no qual estará inserida aquela análise, será a expansão da dominação portuguesa na América e a formação territorial do Brasil. A administração de Rodrigo Cezar de Menezes em São Paulo está diretamente relacionada a estes fenômenos, visto que naquele momento iniciavam-se as explorações auríferas nas minas de Cuiabá e Goiás. Pretendo, portanto, refletir a respeito do nosso passado colonial, com base fundamentalmente numa documentação relacionada à estrutura fundiária brasileira: as cartas de doação de sesmarias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Luis Henrique Menezes. Minas do Cuiabá, ilha dos sertões : considerações sobre o papel da metrópole na expansão dos domínios portugueses na América (1721-1728). 2011. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.