Bolsa 07/58342-3 - Língua portuguesa, Políticas públicas - BV FAPESP
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"a lingua e o que nos une: lingua, sujeito e estado no museu da lingua portuguesa.

Processo: 07/58342-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi
Beneficiário:Jose Simao da Silva Sobrinho
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Das Ideias Linguisti | Lingua Nacional | Lingua Portuguesa | Museu Da Lingua Portuguesa | Politicas Publicas

Resumo

O processo de gramatização brasileira da língua portuguesa começou, de forma mais sistemática, na segunda metade do século XIX. Mais do que levar à descrição e instrumentação brasileira do português, por meio da produção de instrumentos lingüísticos (gramáticas, dicionários, etc), esse processo conferiu legitimidade ao saber lingüístico produzido por gramáticos e lexicólogos brasileiros ao fundar uma relação com a língua portuguesa livre da subordinação a Portugal. Trata-se de um processo no qual a descrição da língua se articula com a questão da língua nacional, o discurso sobre a língua cruza com a questão da construção da nação brasileira. No escopo desse processo, que começou no século XIX e se estende, com alterações, até nossos dias, foi criado, em 2006, na cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa. Nesse projeto de tese, buscaremos compreender os sentidos desse museu, adotando, para isso, a perspectiva teórico-metodológica da História das Idéias Lingüísticas, aliada à Análise de Discurso. Consideraremos, na investigação, as relações que esse museu mantêm com a história da própria língua portuguesa, da produção brasileira de conhecimento lingüístico, da instituição museu e do processo de formação política e social do Brasil com suas políticas públicas. Metodologicamente, observaremos a relação do dito/mostrado no museu com essas histórias conexas; examinaremos o recorte que o museu opera: o que ele mostra como sendo língua e o que não mostra, atentando para os efeitos de sentidos produzidos nesse jogo entre o dizer/mostrar e o não-dizer/não - mostrar. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBRINHO, Jose Simao da Silva. A língua é o que nos une: língua, sujeito e Estado no Museu da Língua Portuguesa. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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