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Elaboracao da proposta preliminar do instrumento para avaliacao da funcionalidade e incapacidade na infancia - IAFII

Processo: 08/51995-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Cristiane Paiva Alves
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar

Resumo

O processo de inclusão escolar depende de fatores intrínsecos e extrínsecos à criança. Acredita-se que a Classificação internacional tia Funcionalidade Incapacidade a Saúde-CIF, possa trazer uma importante contribuição para avaliar processos de inclusão, uma vez que se propõe analisar os componentes da saúde nos níveis corporais e sociais a partir de uma abordagem biopsicosocial. Esta Classificação, em sua versão para crianças e jovens, CIF-CJ, tem como base filosófica a Declaração de Salamanca e contempla componentes que fazem parte do processo de inclusão e categoriza fatores individuais (Atividade e Participação) e ambientais (Fatores Ambientais), em forma dos chamados domínios. O objetivo geral da presente pesquisa é elaborar um instrumento a partir dos componentes da CIF-CJ que permita identificar a interação entre Atividade e Participação e Fatores Ambientais no processo de inclusão de crianças com deficiência física na Educação Infantil. A CIF trouxe muitas contribuições científicas com suas diversas aplicações, mas a maneira como define determinados domínios é ainda abrangente e, talvez, pouco utilizada no Brasil para avaliar os processos de inclusão. Diante isso, a pesquisa propõe a elaboração de um instrumento composto por atividades cotidianas (de natureza lúdica, de vida diária e acadêmicas) eleitas, a partir da definição dos domínios da CIF-CJ. O instrumento será denominado preliminarmente, Instrumento para Avaliação da Interação de Componentes da Inclusão (IAICI). Participarão deste estudo, 15 crianças em etapa pré-escolar, de ambos os gêneros, com deficiência física de grau leve, moderado e grave, matriculadas na Educação Infantil, de uma cidade de porte médio no interior de São Paulo, assim como seus pais ou responsáveis e seus professores. Para a coleta de dados será utilizado o IAICI e os qualificadores da CIF. Os dados serão apresentados segundo a CIF e serão analisados qualitativa e quantitativamente. (AU)

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