Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação e relações raciais: concepções de professores e alunos de uma escola pública de São Carlos

Processo: 08/51996-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Angela Viana Machado Fernandes
Beneficiário:Viviane Barboza Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Multiculturalismo   Identidade étnica   Identidade social   Alteridade   Relações étnicas e raciais   Escola pública   São Carlos (SP)

Resumo

Este estudo tem como proposta compreender e aprofundar as discussões à cerca da questão étnico-racial, considerando as práticas cotidianas de alguns agentes sociais escolares, assim como a influência dos processos educativos por eles criados em suas relações que circundam em um campo de socialização gerador de significados e representações culturais. Proponho avaliar a relação entre educação e identificação racial a partir da análise de representações e concepções de alguns professores e alunos de 8ª série do ensino fundamental da escola pública, E. E. Prof. Marivaldo Carlos Degan, localizada no bairro Cidade Aracy na cidade de São Carlos, sobre preconceito e racismo. Para realização da pesquisa será utilizado método etnográfico através da observação participante e realização de entrevistas, tendo em vista a análise da percepção dos sujeitos. Esta pesquisa pretende abordar sob uma perspectiva multicultural noções como identidade, alteridade e diversidade cultural. Na problematização da questão racial brasileira, o privilégio a ser dado à fala de sujeitos de periferia deve-se ao fato de que nela tende a concentrar-se parcela significativa da população negra das cidades, que é, por sua vez, constituída por sujeitos historicamente excluídos e discriminados envolvidos em debates políticos atuais sobre políticas de ação afirmativa, as quais se espera que possam atuar na produção de mudanças sociais significativas, que abarcam sobretudo a esfera da educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Viviane Barboza. Educação e relações raciais : percepções de alunos e professores de uma escola pública de São Carlos. 2010. 173 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.