Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação do artista: além ou aquém do binômio conhecimento metodologia

Processo: 07/55951-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Celso Fernando Favaretto
Beneficiário:Cayo Vinícius Honorato da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética (arte)   Artistas   Educação artística   Arte contemporânea

Resumo

Este projeto apresenta e discute o problema da formação do artista contemporâneo em um processo educacional sistemático, para além ou aquém de seus aspectos teóricos, técnicos e metodológicos, tendo a autonomia estética como leitmotiv dessa formação. Para tanto, três eixos e as relações entre eles deverão ser investigados: os limites do binômio conhecimento-metodologia, o fim da história do artista como gênio e a dimensão político-educacional de práticas artísticas contemporâneas. (AU)