Busca avançada
Ano de início
Entree

História oral de vida dos negros no futebol brasileiro: além dos gramados

Processo: 08/51564-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Jose Carlos Sebe Bom Meihy
Beneficiário:Marcel Diego Tonini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Futebol   Identidade étnica   Memória coletiva   Racismo

Resumo

Este projeto tem por propósito analisar a presença do negro brasileiro no futebol recente, a partir principalmente das suas histórias de vida. Pesquisas em diversas áreas, principalmente na sociologia, têm se debruçado sobre o negro em suas manifestações sociais neste esporte, revelando desde a discriminação mais evidente no início, passando pela provação e ascensão social, até a conquista deste espaço profissional. Contudo, a maioria dos estudos produzidos não contempla relatos ou narrativas pessoais dos negros e não foca a história atual deles no futebol. Utilizando-se do conjunto de procedimentos da história oral, pretendemos dar visibilidade a este grupo étnico e, para tanto, formaremos as seguintes redes de entrevistados: jogadores, treinadores, árbitros, torcedores, dirigentes, jornalistas e intelectuais. A questão do racismo no futebol, tão atual quanto antiga, é certamente uma problemática muito importante a ser estimulada nas entrevistas. Far-se-á uma análise das narrativas em si, em seu conjunto e em relação com outras fontes. Almejamos, assim, contribuir para que uma "outra história" seja traçada sobre a atuação dos negros no futebol brasileiro, valorizando seus pensamentos, sentimentos e experiências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Racismo no futebol 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONINI, Marcel Diego. Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970-2010). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.