Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de inibidores da enzima diidroorotato desidrogenase de Trypanosoma cruzi por biocalorimetria

Processo: 07/05424-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Montanari
Beneficiário:Juliana Cheleski Wiggers
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Diidroorotato desidrogenase   Doença de Chagas   Tripanossomicidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diidroorotato desidrogenase | Doença de Chagas | Planejamento de Fármacos | Química Medicinal | Titulação calorimétrica isotérmica | Trypanosoma cruzi | Química Medicinal

Resumo

A doença de Chagas é uma doença parasitária que afeta milhões de pessoas na América Latina. As tripanossomíases estão entre as doenças mais negligenciadas no mundo e por isso precisam de atividades investigativas eficazes. A quimioterapia atual é ineficiente e tem efeitos colaterais severos. O número de patentes é insuficiente para a urgência e mesmo assim nenhum fármaco novo está disponível para o tratamento da doença de Chagas. Nosso grupo vem pesquisando novas substâncias com atividade tripanossomicida tanto de origem natural como sintética. Neste projeto propomos a busca de novas substâncias tripanossomicidas potenciais por meio do planejamento de inibidores da diidroorotato desidrogenase (DHODH) de Trypanosoma cruzi. A DHODH foi identificada como sendo o alvo bioquímico no combate de infecções parasitárias como malária e em terapias antivirais através da diminuição da concentração intracelular de nucleotídeos de pirimidinas. A DHODH humana é um alvo validado no tratamento da artrite reumatoide. A integração de diferentes tecnologias usadas em química medicinal necessária para a descoberta de novos agentes tripanossomicidas será realizada através (I) da clonagem, expressão, isolamento, purificação da enzima DHODH de T. cruzi (II) do planejamento molecular baseado nas estruturas desse alvo enzimático (III) da busca de seletividade enzimática; (IV) da determinação das propriedades cinéticas e termodinâmicas de substratos e inibidores da DHODH, por biocalorimetria; (V) da comparação das assinaturas termodinâmicas dos inibidores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WIGGERS, Juliana Cheleski. Planejamento de inibidores da enzima diidroorotato desidrogenase de Trypanosoma cruzi por biocalorimetria. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.