Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa das glandulas pos faringeas e sua participacao na utilizacao de lipidios pelas formigas (hymenoptera: formicidae).

Processo: 07/03424-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Odair Correa Bueno
Beneficiário:Carlos Massuretti de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Sistema digestório

Resumo

As formigas são organismos dominantes e sua organização social representa um dos ápices da evolução dos insetos. Atualmente já foram descritas mais de 12.000 espécie e o impacto destes insetos nos ecossistemas terrestres devidamente reconhecido. Uma característica típica das formigas é a presença das glândulas pós-faríngeas, estrutura encontrada somente neste grupo de organismos, fato que deve ter contribuído para o seu sucesso evolutivo. Apesar dos primeiros estudos com essas glândulas terem mais de 100 anos, somente nos últimos 20 anos elas têm recebido maior atenção dos pesquisadores. Mesmo assim, para a maioria dos gêneros de formigas pouco se conhece sobre elas, e ainda, com descrições morfológicas conflitantes e funções propostas antagônicas. Assim, o presente projeto visa realizar uma análise comparativa da morfologia das glândulas pós-faríngeas e verificar sua participação na utilização de lipídios ingeridos por três espécies de formigas com padrões alimentares distintos; são elas: subfamília Myrmicinae - Atta laevigata (F. SMITH 1858); subfamília Formicinae - Camponotus rufipes (FABRICIUS 1775); subfamília Ponerinae - Pachycondyla villosa (FABRICIUS 1804).Para tal pretende-se: 1- analisar a ultra-morfologia e a ultra-estrutura das glândulas pós-faríngeas; 2- quantificar a ingestão de lipídios e carboidratos, bem como verificar o trajeto destes compostos no sistema digestório das operárias utilizando corantes específicos (lipossolúveis e hidrossolúveis); 3- analisar o processo de incorporação do ácido oléico e do triolein (triglicerídeo do ácido oléico) pelas glândulas pós-faríngeas; 4- verificar se o ácido oléico e o triolein são absorvidos diretamente pelas glândulas pós-faríngeas ou se eles são metabolizados no seu lúmen.Durante a realização dos bioensaios as formigas serão alimentadas com dietas contendo diferentes tipos de marcadores, entre eles a Rodamina (corante hidrossolúvel), o Sudan Black (corante lipossolúvel) e o trítio (marcador radioativo). A principal técnica que será utilizada para atingir os objetivos propostos neste estudo é a auto-radiografia em nível de microscopia eletrônica de transmissão. Além disso, também serão utilizados microscópios de luz e eletrônico de varredura durante as análises.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Carlos Massuretti de. Análise comparativa das glândulas pós-faríngeas e sua participação na utilização de lipídeos pelas formigas (Hymenoptera : Formicidae). 2011. 127 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.