Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações de dinâmica molecular de mutantes do receptor nuclear do hormônio tireoideano

Processo: 07/02017-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Munir Salomao Skaf
Beneficiário:Paulo Cesar Telles de Souza
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Química teórica   Receptores citoplasmáticos e nucleares   Simulação de dinâmica molecular   Simulação por computador

Resumo

Este projeto propõe a realização de estudos computacionais de simulação por dinâmica molecular de receptores nucleares do hormônio tireoideano (TR) e diversos (25) mutantes da isoforma TR-beta, visando a elucidação de mudanças estruturais e dinâmicas decorrentes destas mutações em comparação com a forma TR-beta selvagem. A maioria das estruturas mutantes que se pretende estudar está envolvida na síndrome da resistência ao hormônio tireoideano (RTH), sendo seu estudo importante para a compreensão das bases moleculares da doença. Outra parte das mutações está relacionada à superfície de dimerização e de interação com correguladores, sendo importantes para estender o conhecimento atual dessa classe de proteínas. As metas dos estudos mencionados acima incluem:- Análises de mobilidade do ligante e proteína como um todo, bem como das regiões mutadas e de regiões importantes para o desempenho funcional do TR.- Analises das energias de interação do ligante com aminoácidos do sítio de ligação e com o solvente;- Interpretação e correlação dos resultados obtidos das simulações com as funções biológicas dos mutantes do TR descritas na literatura.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Paulo Cesar Telles de. Simulações de dinamica molecular de mutantes do receptor do hormonio tireoideano. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.