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O mal estar pode ser educado? Um percurso entre o bem e o sublime

Processo: 08/51989-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Gabriela Gomes Costardi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Psicanálise   Escolas   Ética (filosofia)

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral investigar a posição do psicólogo diante da demanda escolar de correção do ineducável a suposição que sustenta esta pesquisa é a de que quando a escola se depara com a impossibilidade de realizar sua tarefa educativa "por inteiro" ela demanda à psicologia que restitua a ordem através de seu suposto saber neutro-científico. Este pedido é impossível de ser realizado, pois a condição humana implica um limite à tarefa educativa, abrindo-se a questão de como o psicólogo pode se posicionar diante desse impasse. O trabalho será fundamentado pelo referencial psicanalítico, na medida em que este se ocupa com aquilo que escapa ao saber e à padronização, permitindo a inclusão do ineducável enquanto dado de singularidade. A hipótese a ser verificada será a de que é possível ao psicólogo instaurar uma diferença no discurso de segregação do ineducável a partir de uma posição ética e discursiva inspirada na psicanálise. A metodologia escolhida para a realização do trabalho será a pesquisa-ação. Por meio de uma escuta interventiva junto aos agentes de escolas que demandaram a intervenção institucional por parte do psicólogo, será feita a análise dos discursos com vistas a identificar a posição que ocupam os sujeitos no estabelecimento dos diferentes laços sociais e, a partir da ação do psicólogo, verificar se houve ou não mudança nessas posições. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTARDI, Gabriela Gomes. O mal estar pode ser educado? : um percurso entre o bem e o sublime. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

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