Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da viabilidade de embriões equinos durante o processo de criopreservação com diferentes meios de vitrificação

Processo: 07/58938-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cezinande de Meira
Beneficiário:Gustavo Henrique Marques Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Vitrificação   Embrião   Equinos

Resumo

O presente projeto tem por objetivo comparar diferentes meios durante o processo de vitrificação de embriões eqüinos com diâmetro menor que 300 micrometros. Este método de criopreservação tem sido cada vez mais utilizado por suas vantagens em custo e praticidade de aplicação. No entanto não há trabalhos disponíveis avaliando as lesões celulares que acontecem durante o procedimento de vitrificação, método de criopreservação que difere da congelação por não formar cristais de gelo e sim desenvolver um estado vítrio nas soluções com alta concentrações de crioprotetores pelo resfriamento ultra-rápido. O delineamento deste projeto inclui a avaliação dos embriões que passarem pelas soluções de vitrificação, que possuem alta osmolaridade, e dos que forem completamente processados para vitrificação. Avaliando-se a ultra-estrutura destes embriões e acessando a viabilidade celular por meio de sondas fluorescentes, realizando um segundo experimento com um teste de fertilidade com os dois melhores protocolos de vitrificação do primeiro experimento. Essa metodologia permitirá a detecção dos momentos em que ocorrem as lesões nos embriões durante o processo de vitrificação e ainda comparar se diferentes crioprotetores apresentam maior ou menor toxidade ao embrião eqüino durante a vitrificação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Gustavo Henrique Marques. Avaliação ultraestrutural e viabilidade celular de embriões equinos vitrificados em diferentes meios e crioprotetores. 2010. 82 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.