Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura do ovipositor de vespas parasitas do mutualismo ficus -vespas de figo (hymenoptera, chalcidoidea).

Processo: 07/59059-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Larissa Galante Elias
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/10299-4 - Efeitos da fragmentação florestal no funcionamento das populações de figueiras e no mutualismo ficus-vespas de figo, AP.BTA.JP
Assunto(s):Moraceae   Interação planta-inseto

Resumo

A estrutura dos ovipositores e o mecanismo de oviposição tiveram grande papel na evolução dos Hymenoptera e fornecem caracteres para estudos de sistemática no grupo. Entretanto, apesar da grande variação morfológica encontrada na superfamília Chalcidoidea, estudos referentes aos ovipositores desses Hymenoptera são bastante escassos. Neste contexto, o objetivo deste estudo será avaliar a estratégia de oviposição de espécies não-polinizadoras de vespas de figo (Hymenoptera: Chalcidoidea) em cinco linhagens (famílias e subfamílias), associadas a quatro espécies hospedeiras de Ficus. O trabalho de campo será realizado no Brasil (Ribeirão Preto/SP) e na China (Jardim Botânico de Xishuangbanna). Experimentos em campo e laboratório serão realizados parar elucidar a biologia e o mecanismo de oviposição das vespas não-polinizadoras de Ficus. A estrutura dos ovipositores das espécies estudadas e de espécimes da coleção do Dr. Jean-Yves Rasplus (INRA, Montepellier, França) será analisada por meio de microscopia de luz a fim de comparar a biologia e o mecanismo de oviposição. Os resultados gerados permitirão compreender melhor a evolução das estratégias de oviposição entre as diferentes linhagens de vespas não-polinizadoras. Além disso, o conhecimento mais aprofundado da ecologia e biologia detalhada das espécies não-polinizadoras contribuirá para o entendimento do impacto que cada uma das espécies exerce sobre o mutualismo Ficus- vespas de figo e seus possíveis papéis na origem e evolução dessas interações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIAS, LARISSA GALANTE; KJELLBERG, FINN; ANTONIOLLI FARACHE, FERNANDO HENRIQUE; ALMEIDA, EDUARDO A. B.; RASPLUS, JEAN-YVES; CRUAUD, ASTRID; PENG, YAN-QIONG; YANG, DA-RONG; SANTINELO PEREIRA, RODRIGO AUGUSTO. Ovipositor morphology correlates with life history evolution in agaonid fig wasps. ACTA OECOLOGICA-INTERNATIONAL JOURNAL OF ECOLOGY, v. 90, n. SI, p. 109-116, JUL 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.