Busca avançada
Ano de início
Entree

Metalômica comparativa em folhas de girassol (Helianthus annuus L.)

Processo: 07/59184-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 09 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Marcelo Anselmo Oseas da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/07309-3 - Novas estratégias analíticas para estudos envolvendo biomoléculas, AP.TEM
Assunto(s):Metalômica   Girassol   Proteômica   Eletroforese em gel   Espectrometria de massas

Resumo

Inúmeros trabalhos, envolvendo uma nova área de estudos denominada metalômica, destacam a necessidade de uma melhor compreensão da interação envolvendo íons metálicos e proteínas. O presente projeto de pesquisa pretende utilizar o girassol (Helianthus annuus L.), uma planta da família das oleaginosas que apresenta relevante importância econômica na produção de óleo vegetal, bem como em processos de fitorremediação, como objeto de estudo sobre metalômica comparativa, para avaliação de possíveis alterações na expressão de suas proteínas mediante seu desenvolvimento na presença de diferentes íons metálicos. Pretende-se focar o estudo na identificação destes íons, bem como na quantificação dos mesmos, utilizando a técnica de ablação a laser acoplada a um equipamento de espectrometria de massas com fonte de plasma indutivamente acoplada (LA-ICP-MS), após realizar a separação prévia das proteínas pela técnica de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida. Por fim, pretende-se realizar a caracterização das proteínas utilizando a técnica de espectrometria de massas seqüencial com ionização/dessorção de matriz assistida por laser (MALDI-QTOF-MS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSEAS DA SILVA, MARCELO ANSELMO; LOPEZ DE ANDRADE, SARA ADRIAN; MAZZAFERA, PAULO; ZEZZI ARRUDA, MARCO AURELIO. Evaluation of sunflower metabolism from zinc and selenium addition to the culture: A comparative metallomic study. INTERNATIONAL JOURNAL OF MASS SPECTROMETRY, v. 307, n. 1-3, SI, p. 55-60, OCT 1 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.