Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do cDNA de uma quitinase isolado da interação Heliothis virescens-Toxoneuron nigriceps no desenvolvimento de método de controle de pragas

Processo: 07/59361-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Fernando Luis Cônsoli
Beneficiário:Guilherme Duarte Rossi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/00355-7 - Interações hospedeiro-parasitóide no desenvolvimento de técnicas para o controle biológico de pragas, AP.JP
Assunto(s):Controle biológico   Interações hospedeiro-parasita   Parasitos   Quitinase

Resumo

Os insetos-pragas causam enormes prejuízos a diversos sistemas agrícolas de produção, tornando necessária a utilização de métodos de controle, como o uso de inseticidas, que podem, muitas vezes, causar desequilíbrios indesejáveis ao ambiente e efeitos nocivos ao homem. Desta forma, a procura por novas formas de controle que sejam restritas ao organismo-alvo se faz muito importante para que novas táticas possam ser disponibilizadas e incluídas em programas de manejo integrado de pragas. Uma forma de conferir resistência as plantas contra insetos-praga é o uso de técnicas de alteração do genoma de plantas de interesse, para que as mesmas possam sintetizar moléculas de defesa. Diversas fontes podem ser exploradas a fim de se obter genes de resistência. Como exemplo tradicional de fontes de resistência, podemos observar as variedades resistentes e as espécies selvagens, mas a busca de genes de interesse em outros organismos que possam ser utilizados como novos eventos na produção de plantas resistentes via transgenia. Fungos e bactérias ganham destaque entre os organismos explorados, mas a possibilidade de exploração das interações hospedeiro-parasitoide também vem recebendo atenção devido ao processo elaborado de regulação hospedeira utilizado por parasitoides (Beckage & Gelman, 2004). Nesse projeto, propomos testar a atividade de uma quitinase produzida por teratócitos de Toxoneuron nigriceps, parasitoide da lagarta Heliothis virescens, expressando-a em plantas de fumo para o controle desse inseto-praga. Para isso, o cDNA codante dessa enzima (quitinase), a qual está relacionada com a degradação de quitina, será expresso em plantas de fumo. Essa enzima, quando presente no alimento do inseto-praga, pode afetar seu o desenvolvimento devido a potencial desestruturação de sua membrana peritrófica (contém quitina em sua composição). Alterações na estrutura da membrana peritrófica certamente interfeririam no processo de digestão e absorção de nutrientes e aumentariam a susceptibilidade das células do epitélio intestinal ao efeito abrasivo do alimento e a invasão por microrganismos, afetando o crescimento e sobrevivência da praga. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSI, GUILHERME DUARTE; SALVADOR, GABRIELA; CONSOLI, FERNANDO LUIS. THE PARASITOID, Cotesia flavipes (CAMERON) (HYMENOPTERA: BRACONIDAE), INFLUENCES FOOD CONSUMPTION AND UTILIZATION BY LARVAL Diatraea saccharalis (F.) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE). Archives of Insect Biochemistry and Physiology, v. 87, n. 2, p. 85-94, OCT 2014. Citações Web of Science: 8.
ROSSI, GUILHERME D.; LABATE, MONICA T. V.; LABATE, CARLOS A.; VINSON, S. B.; CONSOLI, FERNANDO L. Characterization of a Toxoneuron nigriceps (Viereck) (Hymenoptera: Braconidae) - derived chitinase and its potential for pest control. PESTICIDE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY, v. 104, n. 2, SI, p. 96-102, OCT 2012. Citações Web of Science: 5.
ZUCCHI, TIAGO DOMINGUES; ROSSI, GUILHERME D.; CONSOLI, FERNANDO L. Characterization of a beta-amylase from Propionicimonas sp ENT-18 ectosymbiont of Acromyrmex subterraneus brunneus. ANNALS OF MICROBIOLOGY, v. 61, n. 4, p. 985-990, DEC 2011. Citações Web of Science: 2.
PINHEIRO, DANIELA O.; ROSSI, GUILHERME D.; CONSOLI, FERNANDO L. External morphology of Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae) during larval development. Zoologia, v. 27, n. 6, p. 986-992, 2010. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Guilherme Duarte. Explorando as interações hospedeiro-parasitoide para a identificação de moléculas com potencial biotecnológico. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.