Busca avançada
Ano de início
Entree

Decomposicao de residuos vegetais de culturas de entressafra em sistema de semeadura direta e efeitos nos atributos quimicos de um latossolo e na produtividade de soja e milho.

Processo: 07/59433-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Adolfo Valente Marcelo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Plantas de cobertura   Matéria orgânica do solo   Plantio direto   Manejo do solo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos avaliar a dinâmica da decomposição de resíduos vegetais e a liberação de nutrientes ao solo em diferentes seqüências de culturas de verão e inverno em SSD, assim como verificar seus efeitos sobre os atributos químicos do solo, o estado nutricional e a produtividade das culturas de milho e soja. O delineamento estatístico será em blocos casualizados, no esquema em faixas, com três repetições. Os tratamentos serão constituídos pela combinação de três seqüências de culturas de verão (milho, soja e rotação soja/milho) e sete culturas de inverno (milho, girassol, nabo forrageiro, milheto, guandu, sorgo e crotalária), totalizando 21 tratamentos. Serão avaliados: quantidade de matéria seca produzida pelas culturas, decomposição e liberação de nutrientes dos resíduos produzidos pelas culturas após o manejo das culturas de inverno. Os atributos químicos do solo serão determinados em amostras de solo coletadas em fevereiro-março/2008 e outubro/2008, ou seja, antes da semeadura das culturas de inverno e de verão, respectivamente. Nas amostras coletadas em outubro/2008, serão realizados os fracionamentos físico e químico da matéria orgânica (MO), visando quantificar os teores de C solúvel em água, ácidos húmicos, ácidos fúlvicos e humina nas frações de MO particulada (>0,053 mm) e associada aos minerais (<0,053 mm). Serão avaliados o estado nutricional e as produtividades das culturas de verão e as produtividades das culturas de inverno para produção de grãos. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCELO, Adolfo Valente. Decomposição de resíduos vegetais de culturas de entressafra em sistema de semeadura direta e efeitos nos atributos químicos de um Latossolo e na produtividade de soja e milho. 2011. 108 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.