Busca avançada
Ano de início
Entree

Carentes de justica: gomes freire de andrade e os juizes seculares e eclesiasticos na "confusao de latrocinios" das minas setecentistas (1736-1773).

Processo: 07/59399-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Carlos de Almeida Prado Bacellar
Beneficiário:Patrícia Ferreira dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Justiça   População   Padroado   Bispos

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar o debate entre os letrados encarregados de aplicar a Justiça na capitania das Minas Gerais no século XVIII. O teor de suas correspondências e o volume das queixas e representações das Câmaras a Coroa acerca da Justiça neste período, cruzados as informações depreendidas das Devassas civis e eclesiásticas realizadas na Comarca de Vila Rica e na Cidade de Mariana, subsidiarão uma análise do exercício da Justiça no século XVIII em dois âmbitos: a) crimes, queixas e constrangimentos a população; b) crimes, arranjos e conflitos no círculo dos letrados - Juízes da Coroa e da Igreja sob o Padroado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Patrícia Ferreira dos. Carentes de justiça: juízes seculares e eclesiásticos na \"confusão de latrocínios\" em Minas Gerais (1748-1793). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.