Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tabagismo nos aspectos funcionais e no perfil proteico de plasma seminal de pacientes com varicocele

Processo: 07/59423-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Agnaldo Pereira Cedenho
Beneficiário:Roberta Maria Fariello
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Proteoma   Tabagismo   Hábito de fumar   Varicocele

Resumo

O tabagismo possui efeitos adversos na fertilidade masculina resultando em alterações na qualidade seminal, na função (qualidade do DNA, atividade mitocondrial e integridade do acrossoma) dos espermatozoides e na expressão de proteínas tanto no plasma seminal quanto nos espermatozoides. Além disso, a varicocele, considerada uma das principais causas de infertilidade masculina, causa estase venosa e inversão de fluxo sanguíneo nas veias espermáticas internas, e assim diminui a taxa de renovação do sangue testicular com consequente acúmulo de toxinas. Portanto, homens com varicocele que estão expostos ao cigarro apresentam um risco adicional para o desenvolvimento de danos testiculares. Desse modo, o presente estudo visa avaliar o efeito do tabagismo na integridade do DNA, integridade acrossomal e atividade mitocondrial de pacientes com varicocele. O nível de peroxidação lipídica será mensurado no plasma seminal destes pacientes, para verificar a relação entre tabagismo, varicocele, estresse oxidativo e alterações funcionais nos espermatozoides. Além disso, será realizada a análise proteômica no plasma seminal e nos espermatozoides de cada paciente. O estudo compreenderá 3 grupos: grupo controle (com varicocele e não tabagista), grupo de tabagistas moderados (com varicocele e fumantes de 1 a 19 cigarros por dia) e grupo de tabagistas (com varicocele e fumantes de 20 ou mais cigarros por dia). Serão incluídos no estudo apenas pacientes com diagnóstico clínico de varicocele graus II e III. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIELLO, ROBERTA MARIA; PARIZ, JULIANA RISSO; SPAINE, DEBORAH MONTAGNINI; GOZZO, FABIO CESAR; PILAU, EDUARDO JORGE; FRAIETTA, RENATO; BERTOLLA, RICARDO PIMENTA; ANDREONI, CASSIO; CEDENHO, AGNALDO PEREIRA. Effect of smoking on the functional aspects of sperm and seminal plasma protein profiles in patients with varicocele. Human Reproduction, v. 27, n. 11, p. 3140-3149, NOV 2012. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.