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Perfume de mulher: riso feminino e poesia em Cásina

Processo: 07/57173-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Isabella Tardin Cardoso
Beneficiário:Carol Martins da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura latina   Plauto   Comédia   Poesia

Resumo

A peça Cásina (Casina), provável produção do fim da carreira do poeta romano Tito Mácio Plauto (séc. III-II a.C.), carece de observação mais profunda no cenário mais recente dos estudos plautinos. É notável que a peça não tenha tradução em nosso país. Contudo, um passar de olhos, mesmo que descomprometido, pelas intrigas e confusões da peça, nos revela uma infinidade de aspectos da poesia plautina. Em muitos casos se trata de características sutis, muitas das quais passaram despercebidas para a maioria dos críticos, sobretudo mediante as brincadeiras ali presentes, envolvendo inclusive travestimento e, digamos, referências mais diretas a partes pudicas. Os efeitos humorísticos e poéticos abundam, envolvendo desde o próprio nome dos personagens até passagens em que podemos notar teatro dentro do teatro (fenômeno tratado mais recentemente como "metateatralidade"). A trama, mesmo que típica do drama plautino, constrói-se de tal maneira a destacar de modo especial personagens que em outras peças não recebem tanto realce: as mulheres. Seja no papel da típica matrona plautina (esposa ciumenta), seja num papel contrário (a esposa submissa), seja ainda, na inventividade da escrava, ou até mesmo, na figura de uma falsa mulher, os personagens femininos de Cásina chamam a atenção dos leitores modernos, e, provavelmente, também cativariam o público da época. Nossa tradução e análise da peça buscam, entre outros resultados, a percepção dos efeitos humorísticos e poéticos. Para tanto, será necessário observar fatores distintos: possíveis interferências pós-plautinas (pressupostas a partir do prólogo); aspectos de teatro dentro do teatro presentes no texto; a revisão do estatuto do público para quem Plauto compunha; o tratamento cauteloso da linguagem plautina. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Carol Martins da. Perfume de mulher: riso feminino e poesia em Casina. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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