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Aspectos neuropsicológicos dos transtornos de ansiedade na infância e adolescência: um estudo comparativo entre as fases pré e pós-tratamento medicamentoso

Processo: 08/51632-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Fernando Ramos Asbahr
Beneficiário:Camila Luisi Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Transtornos de ansiedade   Infância   Cognição   Uso de medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Cognicao | Infancia | Neuropsicologico | Transtorno Ansiedade | Tratamento Medicamentoso

Resumo

Os transtornos ansiosos encontram-se entre as doenças psiquiátricas mais comuns na infância. O tratamento medicamentoso é necessário e algumas medicações, bem como a ansiedade excessiva, podem causar efeitos sobre o funcionamento cognitivo, podendo interferir negativamente no desempenho acadêmico. Alguns estudos apontam para déficits nas esferas atencionais, mnemicas e nas funções executivas. O presente estudo pretende identificar características no funcionamento cognitivo em crianças e adolescentes com esses transtornos, verificando se há alterações no perfil cognitivo após tratamento medicamentoso. Serão avaliadas crianças e adolescentes (7 a 17 anos), perfazendo um total de 60 indivíduos divididos randomicamente em três grupos de tratamento (fluoxetina, clomipramina ou placebo) que receberão tratamento por um período de 12 semanas. Para tal, programou-se uma bateria de testes neuropsicológicos, tais como: Figura de Rey, MFFT, Wisconsin, Torre de Hanói, o Stroop Test, Trail Making Test Infantil, subtestes Memória para História, Cenas, Aprendizagem Verbal, Memória de Trabalho Verbal e Visual do WRAML e subtestes Vocabulário e Matrizes do WASI. Além da aplicação da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC) que mede os sintomas de ansiedade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Camila Luisi. Aspectos neuropsicológicos dos transtornos de ansiedade na infância e adolescência: um estudo comparativo entre as fases pré e pós-tratamento medicamentoso. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

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