Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da dispersão dos nativos americanos a partir de uma abordagem genético-fisiográfica

Processo: 08/51637-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 17 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Tatiana Ferreira de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01321-6 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica (III), AP.TEM
Assunto(s):Diversidade genética   Estrutura das comunidades

Resumo

O presente projeto propõe a análise dos padrões de dispersão humana na América utilizando dados da biologia molecular e procurando interpretá-los do ponto de vista ecológico. Para a realização dessas análises será construído um extenso banco de dados com base na literatura já publicada com o intuito de angariar o maior número populações e marcadores genéticos possível. Em posse do banco de dados estes serão analisados à luz dos sistemas ecológicos, tentando-se compreender como ocorreu a estruturação das populações que chegaram à América em vista de ecossistema completamente novo. Serão aplicadas estatísticas envolvendo matrizes de distância genética, geográfica e, ecossistêmica, e um programa (SPLATCHE) que une dados de paisagens e moleculares para explicar como ocorreu a história evolutiva de um grupo. Em última instância tentar compreender quais os padrões microevolutivos que aqui ocorreram e que levaram as populações a ter as estruturas genéticas que apresentam hoje. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TATIANA FERREIRA DE ALMEIDA. Análise da dispersão das populações nativas americanas: uma abordagem genético-fisiográfica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.