Busca avançada
Ano de início
Entree

Legião Urbana: uma trajetória social

Processo: 07/57189-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Alexandre Bergamo Idargo
Beneficiário:Érica Ribeiro Magi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria cultural   Música popular   Música brasileira   Rock (música)   Banda de música

Resumo

É consenso nos trabalhos acadêmicos e jornalísticos que o rock no Brasil conquistou seus espaços nos meios de comunicação e reconhecimento da música brasileira apenas com as bandas de rock brasileiro dos anos 80. Sendo assim, propomos neste projeto de pesquisa analisar as interferências dos múltiplos agentes sociais envolvidos e mobilizados na consolidação de um campo específico de música no Brasil, o campo do rock: produtores musicais, jornalistas e bandas, neste caso a Legião Urbana. Todos esses agentes sociais contribuíram para a elaboração dos critérios de produção e de avaliação do rock brasileiro. Frente a isso, analisaremos através das críticas musicais publicadas em jornais, de grande circulação de São Paulo e do Rio de Janeiro, e em revistas especializadas, dos depoimentos de determinados produtores musicais e dos quatro LPs da Legião Urbana lançados na década de 80, as tomadas de posição e as disposições da banda, dos seus produtores e críticos musicais, para compreendermos como se deu essa consagração do rock, enquanto expressão política e cultural da geração dos anos 80, e a consolidação junto às grandes gravadoras e à imprensa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Legião Urbana e o rock dos anos 1980 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGI, Érica Ribeiro. Rock and Roll é o nosso trabalho : a Legião Urbana do Underground ao Mainstream. 2011. 147 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.