Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão celular de expressão das proteínas dATX2 e dA2BP1/FOX-1 durante o desenvolvimento da retina de Drosophila melanogaster

Processo: 07/52870-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Luisa Paçó-Larson
Beneficiário:Mariana Santos de Queiroz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila

Resumo

As dATX2 são ortólogas da ataxina-2 (ATX2) humana, proteína associada a ataxia espinocerebelar do tipo 2 (SCA2). dA2BP1/FOX-1 apresenta similaridade com a A2BP1, outra proteína evolutivamente conservada, que foi inicialmente identificada em humanos por se ligar diretamente à ATX2. Enquanto a ATX2 tem expressão ubiqüa, a A2BP1 de mamíferos tem expressão restrita ao cérebro e músculo, sugerindo que a interação entre essas proteínas possa contribuir para a restrição tecidual da patologia SCA2. Ambas as famílias de proteínas têm sido associadas com metabolismo de RNA, embora suas funções celulares e a implicação da ataxina 2 com a patologia sejam ainda desconhecidas. Mutantes de falta de função mostram que dATX2 é essencial, sendo requerida para vários processos de desenvolvimento, entre os quais a formação da retina. Informações sobre dA2BP1/FOX-1 restringem-se a observação de que esse locus apresenta um padrão de expressão espacial regulado nos discos imaginais, estruturas formadoras de órgãos da mosca. Utilizando anticorpos policlonais gerados em nosso laboratório, neste projeto realizaremos um estudo sistemático sobre o padrão de distribuição tecidual das proteínas dATX2 e dA2BP1/FOX-1 no desenvolvimento da retina. As informações obtidas neste estudo deverão contribuir para o entendimento da função celular destas novas proteínas e sua relação com a degeneração das estruturas retinais, observadas em moscas transgênicas estabelecidas como modelos das ataxias espinocerebelares do tipo 1 e 3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, G. B.; VALENTE, V.; DE QUEIROZ, M. S.; VIANNA, M. C. B.; PACO-LARSON, M. L. Overexpression of kermit/dGIPC is associated with lethality in Drosophila melanogaster. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 4, p. 283-290, APR 2011. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.