Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da orquidectomia e da reposicao de testosterona sobre as respostas vasomotoras de veias isoladas de rato a agonistas simpatomimeticos.

Processo: 07/53228-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Oduvaldo Câmara Marques Pereira
Beneficiário:Patrícia de Souza Rossignoli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Testosterona   Veia porta   Veia cava   Simpatomiméticos

Resumo

O sistema cardiovascular tem se mostrado um possível alvo de ações androgênicas. A testosterona atua através de dois mecanismos básicos. O mecanismo não-genômico, que nem sempre está envolvido nas ações vasculares da testosterona, e o mecanismo genômico, que caracteriza-se por modificar a síntese, liberação e atividade de fatores endoteliais e/ou sub- endoteliais, influenciando o controle de tônus vascular. Dessa forma, a fisiologia cardiovascular pode ser modificada através da modulação das respostas vasomotoras exercida pela testosterona. Observa-se que a testosterona, diretamente, induz vasodilatação em diversos leitos vasculares. Já a exposição aguda ao hormônio reduz as respostas vasomotoras induzidas por diversos agentes. Em contrapartida, o tratamento hormonal crônico parece potencializar as respostas relaxantes e contraturantes induzida por agentes vasomotores em diferentes leitos vasculares. Dúvidas existem acerca dos mecanismos pelos quais a testosterona modifica a fisiologia cardiovascular, bem como a participação endotelial em tais processos. Os efeitos da testosterona tem sido estudados em leitos arteriais. Dessa forma, entendemos que existe uma importante lacuna de conhecimento em relação a estudos em leitos venosos, tão importantes para garantir um adequado aporte de sangue ao coração. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estudar a influência da orquidectomia e da reposição com testosterona sobre as respostas vasomotoras de veias isoladas de rato a agonistas simpatomiméticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSIGNOLI, PATRICIA DE SOUZA; PEREIRA, ODUVALDO C. M.; CHIES, AGNALDO B. Orchidectomy enhances the effects of phenylephrine in rat isolated portal vein. Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology, v. 37, n. 3, p. 368-374, MAR 2010. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.