Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administracao aguda de triiodotironina (t3) sobre a regulacao pos-transcricional da expressao genica do hormonio tireotrofico (beta-tsh).

Processo: 07/56631-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Paula Bargi de Souza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônio tireotrófico   Tireotrofos

Resumo

Os hormônios tiroidianos (HTs) participam de diversos processos biológicos, por meio de ações que exercem sobre a expressão de genes que codificam proteínas envolvidas com o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento, ações essas conhecidas como genômicas, Todavia, algumas ações dos HTs são desencadeadas na presença de inibidores da transcrição gênica è em curto espaço de tempo (segundos a minutos), indicando que eles exercem também ações não genômicas, Tanto a síntese como a secreção dos HTs são reguladas fundamentalmente pelo hormônio tireotrófico (TSH), cuja secreção está sob o controle do hormônio liberador de TSH, o TRH, produzido no hipotálamo. A atividade deste sistema hipatalamo-hipofisário, por sua vez, é regulada pela própria concentração de HTs circulantes, os quais, por um mecanismo de feedback negativo, atuam na hipófise e no hipotálamo reduzindo a síntese e secreção de TSH e TRH, respectivamente. A base molecular que subsidia essa resposta fisiológica (feedback negativo) é a regulação negativa exercida pelos HTs sobre a transcrição desses genes, Existem poucos estudos sobre as possíveis ações não genômicas dos HTs sobre o controle da expressão deste gene. Trabalhos desenvolvidos no nosso laboratório demonstraram que o T3, administrado agudamente (30 min) a ratos hipotireoideos, regula a expressão gênica do GH, por um mecanismo não genômico que envolve aumento da poliadenilação e do conteúdo do mRNA do GH. Essas alterações ocorreram concomitantemente ao aumento da marcação de GH na região perinuclear dos somatotrofos, sítio de síntese protéica, indicando que uma ação não genômica do T3 precedera sua ação genômica estimulante da transcrição desse gene. Sendo o gene do TSH, um gene alvo importante dos HTs, este trabalho tem como foco principal abordar as possíveis alterações decorrentes da tireoidectomia, seguida ou não do tratamento agudo com T3, sobre o grau de poliadenilação e a expressão do mRNA do TSH, bem como sua repercussão sobre a síntese de TSH. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARGI-SOUZA, PAULA; ROMANO, RENATA MARINO; GOULART-SILVA, FRANCEMILSON; BRUNETTO, ERIKA LIA; NUNES, MARIA TEREZA. T-3 rapidly regulates several steps of alpha subunit glycoprotein (CGA) synthesis and secretion in the pituitary of male rats: Potential repercussions on TSH, FSH and LH secretion. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 409, n. C, p. 73-81, JUL 5 2015. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Paula Bargi de. Ações não genômicas da triiodotironina (T3) sobre a expressão, poliadenilação e distribuição dos grânulos de TSH nos tireotrofos de ratos hipotireiodeos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.