Busca avançada
Ano de início
Entree

As cidades médias e a reestruturação da rede urbana amazônica: o caso de Marabá no sudeste paraense

Processo: 07/56837-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Hervé Émilien René Théry
Beneficiário:Rovaine Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias

Resumo

Ao tratarmos da temática da urbanização, e neste caso, da urbanização na Amazônia, devemos levar em conta suas peculiaridades. As cidades devem ser entendidas a partir da maneira como se inserem, em maior ou menor grau na divisão do trabalho, e como historicamente foram afetadas pela divisão inter-regional do trabalho. (SANTOS, 2005) Assim, voltamos nosso olhar para o papel assumido pela cidade de Marabá no sudeste do Pará, tendo em vista seu papel na reestruturação sócio-espacial da dinâmica urbana da região amazônica. Nesse sentido, questionamos: a) qual o papel exercido pela cidade de Marabá, na rede urbana e no processo da reestruturação produtiva e espacial, na região amazônica? b) qual a importância desta cidade, enquanto uma cidade média, na dinâmica regional? c) que elementos contribuem para que a cidade de Marabá se torne central dentro dessa reestruturação produtiva regional? Dessa forma buscamos compreender, como, no processo de reestruturação produtiva da região amazônica, a cidade de Marabá, assume um papel de relevância na dinâmica urbana do sudeste paraense. Desse modo, a dinâmica urbana regional da Amazônia, nos remete à investigação dos possíveis papéis que algumas cidades acabam assumindo dentro da rede de circulação do território, a partir da reestruturação produtiva regional, em que as especificidades das cidades na Amazônia, como é o caso da cidade de Marabá, acabam sendo fundamentais para a compreensão desse processo, e neste sentido, nossas preocupações se apresentam como pontos de partida para o entendimento desse conjunto de relações desencadeadas no âmbito da rede urbana regional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROVAINE RIBEIRO. As cidades médias e a reestruturação da rede urbana amazônica: a experiência de Marabá no Sudeste paraense. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.