Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizar o efeito de um concentrado de proteinas de soro de leite bovino enriquecido com tgf-beta sobre a imunidade celular para o bcg em pacientes com doenca de crohn.

Processo: 07/57558-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Marluce dos Santos Vilela
Beneficiário:Vanessa Oya
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vacina BCG   Suplementos nutricionais   Fator de crescimento transformador beta   Doença de Crohn   Imunidade celular

Resumo

A Doença de Crohn (DC) é uma doença crônica inflamatória que afeta o trato gastrointestinal (TGI). Há interação de fatores patogênicos como microbiota entérica e imunidade na mucosa em indivíduos geneticamente susceptíveis. DC é mediada por uma resposta tipo “T-helper 1 (Th1)”. Em indivíduos normais as células T de lâmina própria do intestino geralmente morrem por apoptose, mas em pacientes com DC, elas são bastante resistentes. Interleucina 2 (IL-2), interleucina 15 (IL-15), interleucina 16 (IL-16), interleucina 12 (IL-12) e interleucina 18 (IL-18) podem inibir a apoptose dessas células, enquanto interleucina 4 (IL-4), interleucina 10 (IL-10) e fator de transformação do crescimento beta (TGF-β), têm efeitos antiinfiamatórios. O TGF-β é uma citocina reguladora, produzida por células T que, além de propriedades antiinflamatórias, tem ações protetoras diretas sobre a mucosa intestinal, como a reepitelização e a produção de mucina. Suplementos alimentares como proteínas do soro de leite têm propriedades imumoduladoras atribuídas à sua estrutura protéica rica em cisteína, e efetivas em elevar a síntese da glutationa (GSH). O objetivo desse projeto é caracterizar os efeitos de um concentrado de proteínas de soro de leite bovino enriquecido com TGF-β sobre a resposta imune celular para o BCG em pacientes portadores da Doença de Crohn. Inicialmente será feito um estudo piloto com 20 pacientes com doença de Crohn, sob seguimento no ambulatório do Gastrocentro da UNICAMP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OYA, Vanessa. Imunidade celular para o BCG na doença de Crohn : efeito de proteinas de soro de leite bovino enriquecido com TGF-beta. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.