Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacoes do backing bar na soldagem por friction stir welding (fsw) em ligas de aluminio.

Processo: 07/57682-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Nelson Guedes de Alcântara
Beneficiário:Marcio José Cuccolo Rosales
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Soldagem   Transferência de calor   Ligas de alumínio

Resumo

O desenvolvimento de novos materiais estruturais - especialmente ligas leves confeccionadas em Al-Li e Mg, bem como aços de elevada resistência mecânica - vem sendo amplamente impulsionado pelas indústrias automotiva e aeroespacial. Embora sua aplicação seja muitas vezes limitada em função da dificuldade de unirem-se tais materiais, Friction Stir Welding (FSW) é um processo de soldagem no estado sólido que proporciona ótimo desempenho, resultando em juntas de alta qualidade. Além disso, este processo torna-se uma escolha natural, uma vez que as soldas produzidas abaixo do ponto de fusão geram menor aporte térmico e, como conseqüência, reduzem alterações microestruturais e degradações mecânicas associadas, normalmente, a mudanças de temperatura durante o processo de soldagem. Para o melhor entendimento e controle do processo, será realizado estudo, em parceria com o instituto alemão GKSS, acerca das condições térmicas - de geração e fluxo de extração de calor - e de deformação plástica das ligas do sistema Al-Mg-Si AA6013-T6 e Al-Cu-Mg AA2024-T351 soldadas por FSW, através do uso de três diferentes condições que compõem o backing bar, utilizando materiais (cobre, aço e cerâmico) de condutividade térmica distinta. Além de influenciar a transferência de calor e impedir a perda de material na junta, o backing contribui para alterações microestruturais e a consolidação do material na raiz de solda. Este trabalho visa relacionar a influência do backing na formação de zonas plasticamente deformadas em ligas soldadas por FSW, uma vez que o tema é pouco discutido na literatura. Avaliações preliminares evidenciam variação da extração e direção do fluxo de calor em função de mudanças na composição do backing e da resistência à deformação dos materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSALES, Marcio José Cuccolo. Efeito dos materiais do backing bar na geometria e dureza de juntas soldadas por FSW em ligas de alumínio 6013 e 2024. 2009. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.