Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de 2 classes de agrotóxicos utilizados em cultura de cana-de-açúcar no estadoo de São Paulo-Brasil

Processo: 07/59934-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Jaqueline Bianchi Ambrósio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Mutagênese   Agrotóxicos   Citotoxicidade   Allium cepa   Cultura de células

Resumo

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar no mundo. Dentre os estados brasileiros, o estado de São Paulo representa 60% de todo o açúcar produzido no país e 70% das exportações nacionais. Essa elevada produção faz com que o uso de agroquímicos seja bastante significante. Apesar dos benefícios que os agrotóxicos proporcionam aos produtores e à economia brasileira, eles também são responsáveis por grande parte da contaminação ambiental, bem como por problemas de saúde na população exposta. Uma vez que muitos pesticidas possuem propriedades genotóxicas, mutagênicas e carcinogênicas, mesmo quando em baixas concentrações, este trabalho tem por objetivos investigar os efeitos citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de concentrações residuais do sulfentrazona (herbieida Boral) e do imidacloprido (inseticida Evidence) individualmente, e de seus efeitos sinergéticos, uma vez que são pesticidas bastante utilizados nas culturas de cana-de-açúcar no estado de São Paulo - Brasil. Para este fim, serão aplicados testes de aberrações cromossômicas e de micronúcleos em Allium cepa, teste do micronúcleo e ensaio do cometa em células humanas in vitro (HepG2) e o teste de mutação reversa com Salmonella typhimurium. Associada ao teste do micronúcleo, será aplicada a técnica de FISH para análise da presença ou ausência de centrômeros no material genético constituinte dos micronúcleos de HepG2, para classificação dos pesticidas em clastogênicos e/ou aneugênicos. Com esta técnica será também avaliada possíveis induções de aberrações cromossômicas estruturais pela marcação da região telomérica de cromossomos mitóticos de A. Cepa e de HepG2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCHI, JAQUELINE; CRISTINA, THAIS; FERNANDES, CASIMIRO; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Induction of mitotic and chromosomal abnormalities on Allium cepa cells by pesticides imidacloprid and sulfentrazone and the mixture of them. Chemosphere, v. 144, p. 475-483, FEB 2016. Citações Web of Science: 26.
BIANCHI, JAQUELINE; CABRAL-DE-MELLO, DIOGO CAVALCANTI; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Toxicogenetic effects of low concentrations of the pesticides imidacloprid and sulfentrazone individually and in combination in in vitro tests with HepG2 cells and Salmonella typhimurium. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 120, p. 174-183, OCT 2015. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMBRÓSIO, Jaqueline Bianchi. Avaliação dos efeitos citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de 2 classes de agrotóxicos utilizados em cultura de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo-Brasil. 2012. 128 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.